Dentro do jogo: O Efeito BH.

Os números e a importância de Bruno Henrique desde que chegou ao Flamengo.

Na matéria de ontem destrinchamos a atuação de Bruno Henrique na vitória por 1×2 contra o Botafogo no sábado (02), o atacante teve ótimos números e foi a principal fonte de ataque do rubro negro e foi o único jogador do Fla a finalizar a gol na partida (4 vezes), dito isto, faremos uma análise crua dos números do Camisa 27 e observaremos o impacto de Bruno Henrique temporada a temporada.

“Valeu a pena?”

Bruno Henrique chegou ao Flamengo no início de 2019 pelo valor de 5,50 milhões de euros, na época o atacante valia 4,0 millhões de euros, mas o Fla pagou mais e levou o atacante do Santos para a Gávea. Hoje, BH vale 2,50 Milhões de euros, mas o valor do atacante de 32 anos em campo é muito maior que seu valor no mercado de transferências como ativo do clube. Paras níveis de conhecimento, o site transfer market possui em sua base de dados os altos e baixos de Bruno Henrique como ativo, desde o início de sua carreira no Goiás, acompanhe abaixo:

Fonte:transfermarket

Agora que falamos um pouco do impacto financeiro no clube, chegaremos onde importa: o balanço final.

Bruno Henrique foi comprado pelo valor citado acima e hoje não possui um valor alto no mercado, mas o jogador entregou, e muito ao Fla. Em 4 anos de Flamengo, BH venceu os seguintes troféus:

Campeonato Carioca: 2019, 2020 e 2021
Copa Libertadores da América: 2019 e 2022
Campeonato Brasileiro: 2019 e 2020
Supercopa do Brasil: 2020 e 2021
Recopa Sul-Americana: 2020
Copa do Brasil: 2022

O Gráfico abaixo mostra os números do atacante no em cada competição que jogou desde 2015:

Fonte:Futdados


Os números do Camisa 27.

Bruno Henrique venceu tudo pelo rubro negro.

Além de todos esses títulos coletivos, BH foi o MVP da libertadores de 2019 & melhor jogador do Brasileirão de 2019,ano esse em que Bruno Henrique teve suas melhores atuações com a camisa rubro negra; foram 50 participações em gol, com 35 gols e 15 assistências, números grandiosos para o camisa 27 que vinha de uma temporada difícil com o Santos,após uma lesão grave no olho e apenas 2 jogos em 2018, lesão esta, que poderia o ter tirado do futebol.

Os gráficos abaixo mostram as temporadas de Bruno Henrique. Observe que a partir de 2019 os seus números melhoraram de forma assombrosa, e que após esta temporada acontece uma regularidade com bons números até o ano de 2022 , quando lesionou o joelho em 17/06 e parou por 10 meses, retornando apenas no segundo semestre de 2023.)

Fonte: Fut dados.

Fonte: Fut dados.

Fonte: Fut dados.

Posição: Atacante

Observando os dados acima, observamos que o camisa 27 não é apenas um homem de assistências, mas também de gols, e gols importantes; para um atacante que joga ao lado de Gabigol e/ou Pedro, os números de BH são incríveis, e levando em consideração que a obrigação tática de gols são do centro avante, no caso Gabi & Pedro, comprovamos que BH é muito importante para o poderio ofensivo do Flamengo, pois além de abrir espaços taticamente, infiltrar-se puxando a marcação adversária com movimentos táticos, BH ainda possui duas armas muito perigosas: O Drible e a Velocidade, esta segunda que não foi perdida, mesmo após a lesão que o incapacitou por 10 longos meses.

Então podemos entender que existe algo muito além dos gráficos e dos números aqui citados que só poderão ser observados ao vermos o trabalho do jogador em campo, como citado acima em seus movimentos técnicos e táticos. Respeitando o que cada treinador pede.

Bruno Henrique é muito importante taticamente para os companheiros de ataque, apesar dos ótimos números em participações de gols.

Portanto, vale ressaltar que muitas situações geradas por BH não entram em estatísticas em participações de gols, como, por exemplo, as marcações duplas sofridas por ele em alguns jogos por conta da sua habilidade e capacidade técnica em desenvolver dribles e arranques em curtos espaços.

Observe abaixo no jogo contra o Coritiba pela rodada de número 20 do Brasileirão. BH em vários lances passa pela marcação sem problemas e em um desses avanços, sai o gol de cabeça de Arrascaeta após mais uma jogada endiabrada do Camisa 27,onde ele arranca do meio-campo até a linha de fundo e faz ótimo cruzamento:

Homem tático.

Entendemos, então, que Bruno Henrique não “só” faz gols e distribui assistências aos seus companheiros, como também simplifica e facilita o jogo para o seu setor ofensivo, potencializando-os.

Dribles, arranques e avanços em alta velocidade, ultrapassagens para abertura de espaço no corredor lateral e mesmo central, quando resolve entrar na área para cabecear, inversão de posições com seus companheiros de ataque mais móveis, como Gabi gol, Everton Ribeiro e até mesmo Arrascaeta (Com Pedro essa variante não acontece frequentemente por conta da mobilidade limitada do centro avante e possivelmente por ordem dos treinadores.) são algumas das qualidades que fazem de BH muito importante para o ataque flamenguista.

BH muitas vezes serve de desafogo para o Fla em jogos que o sistema ofensivo está sem “poder de fogo.”

“Dá em mim!”

Muitas vezes percebemos que quando o ataque rubro negro anda sem criatividade, ou quando o time adversário não permite uma gama maior de movimentos ofensivos vindos do Fla (e isso vem acontecendo muito em 2023,onde Gabi, Pedro & Arrascaeta não mantém um alto nível de atuação por vários motivos) como infiltrações de bola e movimentações que abram espaços para descidas rubro negras; Bruno Henrique funciona como uma carta na manga, pois possui maior diversidade em jogadas agudas. Os dribles e a velocidade, como citados anteriormente, as infiltrações para cabeceio durante a partida em andamento ou em bolas paradas e um ótimo chute de longa distância. Isso aconteceu no jogo contra o Botafogo, no jogo da rodada de número 22, onde o Fla venceu no Engenhão por 1×2 com um golaço do indivíduo analisado.

Observe a situação de jogo e a tomada de decisão rápida de Bruno Henrique, aliada a confiança para um remate de alta dificuldade contra o líder do campeonato em um clássico no Engenhão (Botafogo ainda não havia sofrido derrota no BR 23:) e o melhor goleiro do campeonato:

Opinião & Conclusão:

Envenenado: Bruno Henrique voltou voando!

Concluímos então que desde 2019 BH27 possivelmente é o jogador mais importante do ataque rubro negro, pois possui multi funções táticas e técnicas, independente do treinador e dos parceiros de ataque, podemos ir mais além, e dizer que ele é o melhor ponta esquerda do campeonato desde 2019 quando está em condições de jogo, e se você me disser que hoje ele é segundo atacante, eu te digo que ele é também o melhor segundo atacante em atividade no Brasil.

One response to “Dentro do jogo: O Efeito BH.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *