Expectativas táticas: Gabigol é o mais ineficiente em finalizações x gol no Brasileirão 2023.

Atacante teve queda brusca em números de gols no campeonato nacional.

Gabriel Barbosa possui o apelido mais simbólico para um atacante: “Gabigol”, mas infelizmente nessa temporada 2023 do campeonato brasileiro, Gabi anda de mal com as redes. Segundo o Bruno Imaizumi, do Espião Estatístico do GE, o atacante fez um gol em 37 finalizações com características que na média viram quatro ou cinco gols.  Ele cobrou cinco pênaltis e fez quatro gols (em um acertou a trave). Sem contar esses lances, foram 37 finalizações (25 de dentro da área) e apenas um gol, contra o Fortaleza

A média de gols de Gabriel no Brasileirão caiu tanto que os números assustam qualquer torcedor rubro negro, nestas 37 finalizações, Gabi tinha potencial estatístico de marcar entre quatro e cinco gols e sendo bem claro com os números ele 3,6 gols a menos do que a média dos jogadores que concluíram em gol nos últimos dez anos.

Para níveis de comparação com o outro lado da moeda, o líder em eficiência ofensiva (Gols x Gols Esperados (xG) é o atacante do Botafogo, Tiquinho Soares com (+3,8), Gabi possui a pior estatística: (-4,2 quando deveria marcar) Fonte: @datafutebol

Gabi encabeça lista indesejada.
Foto: Infoesporte

Fonte: Espião estatístico

Os números frios

A Opta Sports, grande portal de estatísticas esportivas, lançou esses números sobre o ano de Gabi no Brasileirão para entendermos a atual fase do centro avante Flamenguista:

Fonte: Opta Stats via Blog Mauro Cezar Pereira

Mapa de finalizações de Gabigol no Br23

Fonte: Opta Stats via Blog Mauro Cezar Pereira

Se formos mais longe e expandirmos as estatísticas de Gabi para finalizações nas maiores competições do ano (Exceção do campeonato estadual), vemos que os números são realmente bem preocupantes para o Flamengo.

Fonte: Opta Stats via Blog Mauro Cezar Pereira

É claro que a queda de rendimento do atacante se dá ao fato dos adversários terem se adaptado a forma do camisa 10 da gávea jogar, e consequentemente uma marcação mais forte, que resulta na falta de gols em situações fundamentais para o Fla. A Verdade é que todo torcedor flamenguista espera que Gabi se reinvente e volte a marcar, como sempre fez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *